'Like a Virgin' de Madonna e hino natalino de Mariah viram tesouros dos EUA

Disco e single entraram em lista de gravações que devem ser preservadas para sempre

Publicado em 14/04/2023
Madonna e Mariah Carey
Madonna e Mariah entraram em lista da Biblioteca Nacional dos EUA

Duas das maiores divas gays de todos os tempos, Madonna e Mariah Carey receberam uma honraria e tanto: tiveram trabalhos considerados patrimônios sonoros dos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay no Instagram

O álbum Like a Virgin (1984), de Madonna, e o single All I Want for Christmas Is You (1994), de Mariah, foram incluídos na lista de 25 gravações consideradas "tesouros do aúdio dignas de serem preservadas para sempre" da Biblioteca Nacional estadunidense.

"O Registro de Gravação Nacional preserva nossa história por meio de som gravado e reflete a cultura diversificada de nossa nação”, disse Carla Hayden, responsável pela instituição.

"A Biblioteca Nacional tem orgulho de ajudar a garantir que essas gravações sejam preservadas para as próximas gerações, e agradecemos a contribuição do público sobre quais músicas, discursos, podcasts ou sons gravados devemos preservar a seguir."

Ao todo, a instituição recebeu mais de 1.100 indicações de preservação e 25 foram escolhidas este ano. Elas se somam a outras 600 que já receberam este título nas últimas décadas.

Segundo álbum lançado por Madonna, Like a Virgin foi escolhido por ter sido o responsável por solidificar a iconografia da futura lenda do pop e pela sua influência na música. Das nove faixas, quatro foram top 10 nos Estados Unidos e o álbum vendeu 21 milhões de cópias.

All I Want for Christmas Is You recebeu a homenagem por ser a música natalina mais vendida gravada por uma artista feminina. Apesar de lançada há quase três décadas, a faixa retorna às paradas todos os finais de ano e tem feito, desde 2019, que Mariah ocupe a primeira posição nos charts.

Outras das gravações homenageadas este ano foram os singles Imagine (1971), de John Lennon; Stairway to Heaven (1971), do Led Zeppelin; Flashdance... What a Feeling (1983), de Irene Cara; Sweet Dreams (Are Made of This) (1983), do Eurythmics; e Gasolina (2004), de Daddy Yankee; além dos álbuns Synchronicity (1983), do The Police; e All Hail the Queen (1989), de Queen Latifah.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.