Passa-se o tempo e a nudez masculina continua sendo tabu. E como artistas lidaram com este tema durante mais de um século?
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
É este o tema do Curso de Foto Gay Homoerótica, que será ministrado pelo fotógrafo Pedro Stephan em 14 e 16 de julho.
Stephan acredita que é a primeira vez que um curso como este é apresentado no Brasil.
As duas horas de curso - uma hora em cada dia - passearão pelas obras de 24 fotógrafos desde o fim do século 19 até os dias de hoje.
"O homoerotismo foi e ainda é uma atitude política de enfrentamento à uma sociedade esmagadoramente heteronormativa que ainda nos dias de hoje em muitos lugares criminaliza a homossexualidade", afirma o artista.
No curso on-line serão comentados os recursos técnicos, os estilos, a evolução e as biografias, por vezes tortuosas daqueles que corajosamente abordaram a temática homoerótica na fotografia.
Stephan tem experiência no assunto. Formado em Jornalismo e com mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO da Universidade Federal do Rio Janeiro e com MBA em Linguagem Fotográfica na Univesidade Cândido Mendes, no Rio, onde lecionou história da fotografia, o artista se dedica ao tema desde a década de 1990 e também é ativista pelos direitos LGBT.
"Apenas em 1968, depois de longa batalha judicial, foi liberado o nu masculino na impressão de revistas e seu envio pelo correio nos Estados Unidos", explica. "A história da foto homoerótica está estreitamente vinculada à militância LGBT: todos os fotógrafos estudados assumiam sua sexualidade de uma maneira visível e estavam de alguma maneira engajados."
Os participantes do curso devem ser maiores de 18 anos. O valor é de R$ 100. Para mais informações ou se inscrever, deve-se entrar em contato com o fotógrafo pelo e-mail [email protected].