A TV Globo censurou, na noite da quarta-feira 10, um beijo entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Steinman).
Na internet, espectadores ficaram indignados, já que a cena estava prevista no resumo da semana distribuído à imprensa pela emissora.
No resumo, em sites como UOL e O Fuxico, constava para o capítulo da quarta-feira a cena: "Clara e Helena se beijam".
Já para o capítulo desta quinta-feira 11, era prevista a cena: "Clara conversa com Helena sobre o beijo das duas".
Curiosamente, no resumo disponível no Gshow, que pertence à Globo, somente essas duas cenas não estão listadas. O restante do resumo é idêntico àquele encontrado nos demais portais.
As personagens já haviam trocado um selinho semanas atrás, mas desta vez seria um beijo mesmo.
Chama atenção que o Gshow também mudou o título de uma matéria divulgada na segunda-feira 9.
O título da reportagem dizia: "Vai na Fé: Clara e Helena se beijam para valer após selinho".
No entanto, ao entrar nesta matéria, nota-se que o título mudou para "Vai na Fé: Clara corta clima de momento especial com Helena". No texto, não há mais menção sobre o beijo.
A mesma chamada também aparece para o site do Extra, que pertence ao grupo Globo. Só que ali nem o título nem a reportagem foram adulterados.
O primeiro beijo Clarena NÃO veio aí ? #VaiNaFe pic.twitter.com/pwwweG3cDq
— lesbocine (@lesbocine) May 10, 2023
Atualizado (às 17h de 11/05/23):O site Notícias da TV apurou que a censura partiu da alta cúpula da emissora contrariando a equipe da novela. A interpretação é que o beijo poderia afastar telespectadores mais conservadores da trama, incluindo os evangélicos, em um momento em que o folhetim está indo bem com esse público.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.