Welton Trindade - convidado do evento
Sim, quem foi ao festival gay Biggerland entre 15 e 17 de setembro em Olímpia (SP) queria/era urso... Aqueles bem peludos e com muita carne. Mas outros tipos ursinos chamaram atenção do público: os de papel!
Essa proeza foi realizada pelo artista plástico e cenógrafo Tico Volpato ao aceitar a encomenda do selo Bigger para fazer exposição que celebrasse os 10 anos do evento.
O papel, o papelão e a dobradura são a base criativa de Tico, que produziu 10 pequenos ursos e um agigantado de 2 metros de altura. Eles foram atração do hall do hotel do Hot Beach Parque Aquático e Resort.
Cada um dos menores levaram itens que lembravam festas icônicas da Bigger. Aí estiveram, por exemplo, a Touchdown, com tema de futebol americano, a XXXcited, que trouxe pela primeira vez ao Brasil o ator pornô Rocco Steele, a Bigger at Home, feita on-line, e a própria Biggerland.
O "ursão" exigiu trabalho também com aumentativo, explicou o artista ao Guia Gay.
"Tivemos de montar o ursão no próprio hotel do festival. Foram seis horas para terminá-lo!"
Entre a ideia e o agrado aos olhos do público, o processo é grande.
"Desenho tudo em um software de modelagem 3D, depois crio um protótipo, faço os ajustes necessários, corto em uma máquina de recorte - como se fosse uma impressora, mas ela corta ao invés de imprimir. Com os módulos cortados, eu faço as dobras e a colagem para formar as peças."
A exposição coroou também a soma de Tico com o selo.
"Conheço os meninos da Bigger, o Gustavo Vianna e Adilson Ablo, praticamente desde o começo do selo. Uns 2 anos antes da pandemia, eu fiz umas máscaras para uma festa deles, deu super certo e o Gustavo me pediu para fazer alguma coisa para o Dia dos Namorados, acho que em 2017. Eu fiz um ursão vermelho. De lá para cá eu fiz vários ursinhos para eles e, agora, a exposição."