Salvador passa a ter marca para indicar empresas que respeitam a cidadania arco-íris. Trata-se do Selo da Diversidade LGBT+, instituído pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur).
Companhias que queiram aderir ao programa tem até 15 de agosto para se inscrever.
Dentre as exigências para ganhar o selo está a necessidade de combater práticas discriminatórias no ambiente de trabalho.
O Selo da Diversidade LGBT+ possui duas categorias. Existe a de compromisso, na qual os negócios atestam que vão cumprir diretrizes pela promoção da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero.
Já a de reconhecimento é concedida a microempresas cujo proprietário ou administrador seja LGBT e que possuam minimamente cinco funcionários do segmento.
A atribuição acontece anualmente. Para renovação, deve-se seguir o plano de ações estabelecido pelo manual do programa.
O coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira, ressalta a importância da iniciativa.
“O Selo é essencialmente uma política voltada à sensibilização, assim como a inserção e promoção da população LGBT+ em seu quadro funcional. O programa reitera a importância de uma equipe plural, como melhoria no processo criativo e de aprendizagem da empresa, gerando maior qualificação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade”, assinalou.
Informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones (71) 3202-2604 ou 3202-2607.