Políticos divulgam 'fake news' sobre ambulância só para LGBT

Informação errônea começou com parlamentar gay e foi reproduzida por política de São Paulo

Publicado em 15/01/2025
ceará lgbt
Serviço foi chamado de 'ambulância' por deputado

Tem circulado nas redes sociais informação de que Fortaleza, capital do Ceará, agora tem ambulância exclusiva para pessoas da comunidade LGBT, mas trata-se de uma mentira. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A "fake news" viralizou após "react video" divulgado pela vereadora Zoe Martínez (PL-SP), no domingo 12, nas redes sociais.

A parlamentar compartilhou as imagens publicadas em dezembro pelo deputado estadual Guilherme Bismark (PDT-CE) que fala sobre a "entrega da primeira ambulância de atendimento móvel para a comunidade LGBTQIA+".

O termo "ambulância", usado erroneamente pelo parlamentar, que é abertamente gay, gerou toda a confusão.

Na verdade, trata-se da Unidade Móvel de Atendimento à População LGBT+ Dandara Ketley.

O nome faz referência à travesti assassinada na capital cearense e vista sendo apedrejada e depois transportada em um carrinho de mão em imagens que chocaram o País em 2017.

Esse tipo de unidade móvel, já bastante comum em cidades tais como São Paulo, leva serviços que são oferecidos pelo Poder Público para mais próximo da população.

A unidade móvel, que pertence à Secretaria da Diversidade (Sediv), do Governo do Estado do Ceará, oferece assessorias jurídica e psicológica e materiais de prevenção ao HIV/Aids e outros serviços que estão disponíveis no Centro Estadual de Referência LGBT Thina Rodrigues, em Fortaleza. 

Com o veículo, o serviço chegará a cidades do interior. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.