Após um período de turbulências, a Parada do Orgulho LGBTI do Rio de Janeiro dá sinais de novos (e melhores) tempos.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Com exclusividade ao Guia Gay São Paulo, o Grupo Arco-Íris, que organiza a marcha LGBT mais antiga do País, divulgou a data da 23ª edição: domingo 24 de junho.
A entidade informou que a partir deste ano o evento será realizado sempre no último domingo de junho.
O objetivo é ficar próximo ao 28 de junho, dia da Revolta de Stonewall, movimento realizado em Nova York, em 1969, e que virou a data símbolo do orgulho LGBT. A intenção é também fortalecer a relação com a rede hoteleira por causa do grande apelo turístico que a marcha proporciona.
Nos dois últimos anos, a parada carioca - também chamada de Parada do Orgulho LGBTI de Copacabana (onde ocorre) - quase foi cancelada.
Em ambas as vezes, datas anunciadas foram desmarcardas, o que ocasionou reclamações de turistas que já haviam reservado hotéis e comprado passagens. O motivo foi a dificuldade em conseguir recursos financeiros.
Vale destacar que o último domingo de junho também é o escolhido para algumas das paradas mais famosas do mundo, como Nova York e São Francisco (ou seja, há uma forte concorrência internacional), e que o tempo no Rio, nessa época (começo do inverno), tem chances de estar fechado. No entanto, diante de tantas dificuldades vividas nos últimos anos, há praticamente muitos motivos para comemorar.