Um tribunal da Nigéria libertou, sob fiança, 69 pessoas que estiveram presentes em uma cerimônia de casamento homossexual
O evento foi realizado no fim de agosto em Ekpan, no sul do país africano.
Segundo a agência Reuters, na decisão da terça-feira 19, o juiz determinou fiança de 500 mil nairas (cerca de R$ 3.200) para cada um dos detidos.
Os suspeitos, que não compareceram ao tribunal, foram obrigados a assinar um registo no tribunal da cidade de Warri uma vez por mês até à próxima audiência, disse o advogado Ochuko Ohimor, que representa todo o grupo de pessoas.
Ainda assim, os promotores de Justiça se opuseram à fiança na intenção de deixá-los presos. De acordo com Ohimor, o tribunal decidiu que os suspeitos tinham direito à fiança porque não enfrentavam um crime capital.
Desde 2013, vigora na Nigéria - a nação mais populosa do continente - lei que pune com 14 anos de prisão quem tentar se unir a alguém do mesmo sexo. Convidados da cerimônia são considerados cúmplices e podem enfrentar 10 anos de detenção.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.