Antes do ano terminar, nada mais justo do que aplaudir os destaques da cena LGBT de Salvador que fizeram 2016 ser mais um período cheio de agitação. Pelo terceiro ano consecutivo, vocês leitores do Guia Gay Salvador escolheram os lugares, evento e filme que deixaram sua marca.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
No geral, houve muitas modificações no ranking, com novidades e troca de posições. A 15ª Parada LGBT da Bahia, por exemplo, conquistou o primeiro lugar de forma inédita na categoria de melhor evento.
Outro topo não visto até agora foi do Clube 11, depois de dois anos na vice-liderança na categoria Melhor Sauna. Tropical Club reassumiu a dianteira como clube preferido do público. Houve também os que repetiram lugar mais alto no pódio: Burlesque Bar, La Bouche e Uzzomen são exemplos.
Melhor clube - Tropical Club
Tradicional na cidade, a Tropical voltou a vencer como clube do ano. Na pista, eletrônico e pop agitam a galera. No andar superior, diversos talentos do transformismo de Salvador - e de outras capitais - sobem ao palco do Teatro Marina Garlen para concorridas apresentações todos os fins de semana.
2º lugar (empate): Amsterdam Pop Club / San Sebastian
Venceu em 2015: San Sebastian
Venceu em 2014: Boate Tropical (atual Tropical Club)
Melhor bar - Burlesque Bar
Com decoração inspirada no musical Burlesque (estrelado por Cher e Christina Aguilera) o bar conquistou o bicampeonato. Porções caprichadas e drinks inspirados - como o Rebuceteio - atraem o público, que se delicia com música ao vivo e uma agradável área ao ar livre.
2º lugar: Âncora do Marujo
Venceu em 2015: Burlesque Bar
Venceu em 2014: Âncora do Marujo
Melhor restaurante - La Bouche Bar e Creperia
No Beco da Off, shows de MPB e performances ajudam a atrair o público sedento pelos famosos crepes servidos do espaço, como o Pecadinho, com morango, coco, Nutella e nozes. É a segunda vitória consecutiva do local nesta categoria.
2º lugar: Mocambinho
Venceu em 2015: La Bouche Bar e Creperia
Venceu em 2014:Mocambinho
Melhor evento - 15ª Parada LGBT da Bahia
A parada mudou de nome (de gay para LGBT) e continou como o evento arco-íris que mais atrai frequentadores na capital baiana. O tema de 2016 foi a cidadania de pessoas trans. Nas redes sociais, algumas críticas, mas nada que tenha impedido, portanto, a primeira vitória do evento nesta premiação.
2º lugar: San Sebastian 7 Anos
Venceu em 2015: San Sebastian 6 Anos
Venceu em 2014: II Encontro de Lésbicas e Bissexuais da Bahia
Melhor point - Praia do Porto da Barra
O trecho mais gay do litoral de Salvador também levou o bicampeonato na eleição. Aos fins de semana, esta praia atrai inúmeros grupos de amigos e também favorece a paquera. Aos domingos, o movimento se concentra na calçada no chamado Sofá da Hebe.
2º lugar: Beco dos Artistas
Venceu em 2015:Praia do Porto da Barra
Melhor loja - Uzzomen
Camisetas, bermudas estilosas e sungas de variadas grifes em dois endereços fazem a cabeça do público gay, que deu vitória à loja pelo segundo ano consecutivo.
2º lugar: Closet Clothing
Venceu em 2015: Uzzomen
Melhor sauna ou sex club - Clube 11
Boa infraestrutura e agenda de eventos permanente garantiram o inédito primeiro lugar do Clube 11 na preferência dos leitores. Com área para massagem, muitos (muitos) boys, concursos bem picantes, promoções em bebidas e performances de transformistas famosas da cidade, o endereço agita a clientela masculina.
2º lugar: Sauna Rio's For Man
Venceu em 2015: Sauna Rio's For Man
Venceu em 2014: Sauna Rio's For Man
Melhor cine/vídeo - Vídeo Bahia Cabines
Outro bicampeonato, o endereço do bairro dos Barris atrai o público pelos glory holes, cabines com televisões e a sala com filmes héteros e gays. O atendimento também é sempre elogiado.
2º lugar: Cine Tupy
Venceu em 2015: Vídeo Bahia Cabines
Melhor filme nacional - Amores Urbanos
O trio formado por uma hétero, um gay e uma lésbica conquistou os leitores. Na capital paulista, os amigos trocam confidências e enfrentam conflitos amorosos e familiares na estreia na direção de Vera Egito.
2º lugar: Mãe Só Há Uma
Venceu em 2015:Cássia Eller
Venceu em 2014: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Melhor filme estrangeiro - A Garota Dinamarquesa
Vencedor do Oscar de melhor atriz coadjuvante (para Alicia Vikander), o longa-metragem contou a história de uma das primeiras transexuais Lili Elbe (vivida por Eddie Redmayne) a se submeter a cirurgia de redesignação sexual.
2º lugar: Um Belo Verão
Venceu em 2015: Beijei uma Garota
Venceu em 2014: Eu, Mamãe e os Meninos