Goiânia pode ter o primeiro prefeito abertamente gay de sua história e também de uma capital do País.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
O jornalista Matheus Ribeiro, de 30 anos, é pré-candidato pelo PSDB para as eleições de outubro deste ano. A formalização da candidatura só pode ser feita no segundo semestre.
"Ser o prefeito mais jovem da nossa história só faz sentido se ganharmos juntos, conectando a prefeitura com cada cidadão disposto a viver numa cidade melhor", afirmou o jornalista, em suas redes sociais.
Sobre a falta de experiência na gestão pública, Ribeiro argumenta que ter muita vivência nesse segmento não é sinal de lisura.
"Muitas vezes experiência não significa boa qualidade de gestão. Nós temos políticos com muitos mandatos e, pelo contrário, continuam exercendo o poder de forma a usar a máquina pública apenas para seus próprios interesses", afirmou ao telejornal JA1, da TV Anhanguera, afiliada local da TV Globo.
Dentre os prováveis candidatos à prefeitura da capital goiana estão o atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), eleito vice-prefeito em 2020 na chapa com Maguito Vilela, morto por complicações da covid-19; a deputada federal Adriana Accorsi (PT), o deputado e atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (União Brasil); e o deputado federal Gustavo Gayer (PL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ex-apresentador do JA 2ª Edição, da TV Anhanguera, entre 2015 e 2019, Matheus ganhou repercussão nacional, em novembro de 2019, por ter sido o primeiro jornalista abertamente gay a comandar o Jornal Nacional, da TV Globo.
Depois disso, ele passou pelo DF Record, da Record Brasília, entre 2020 e 2021, e Jornal da Band, na Band, em 2022.
Em 2022, Ribeiro saiu candidato a deputado federal. Apesar de ter somado 46.961 votos, a quantidade não foi suficiente para sua eleição e ele ficou com a primeira-suplência de seu partido.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.