Grupo Gay da Bahia denuncia homofobia de música de Robyssão

Canção se chama 'Tem que Bagaça o Viado' e faz alusão a homens que saem com gays por dinheiro

Publicado em 15/09/2021
robyssão grupo gay da bahia
Em 2015, artista já tinha feito música com o mesmo teor e que também rejeitada pelo Grupo Gay da Bahia

Entidade LGBT há mais tempo em atividade no País, o Grupo Gay da Bahia (GGB) denunciou homofobia de música do cantor Robyssão.

Curta o Guia Gay no Instagram

Uma de suas novas canções se chama Tem que Bagaça o Viado e faz alusão a homens que saem com gays por dinheiro.

"Quer ganhar dinheiro fácil e andar todo arrumado? Tem que bagaça, tem que bagaça, tem que bagaça, bagaça o viado", diz trecho da composição.

"Mais uma vez, o cantor Robyssão prática uma ato homofóbico em suas composições. Isso já se tornou uma fixação, uma verdadeira perseguição contra os gays! Cometeu crime de homofobia, é racismo por gayfobia. Isso é crime no Brasil", declarou o presidente da entidade, Marcelo Cerqueira, em nota.

"O cantor está, em sua música, colocando uma realidade que não é exclusiva de clientes gays. Afinal, mulheres e homens cis héteros também pagam profissionais do sexo, masculinos e femininas. Isso é também preconceito aos profissionais do sexo. É uma música extremamente gayfóbica, e ela está circulando na Bahia, impunemente!"

Cerqueira clama ao Ministério Público e à Promotoria de Justiça que apurem o caso para que a música seja retirada das plataformas.

E continua: "Esse tipo de música traz a violência para o campo da comunidade, e isso é muito sério no cotidiano de nossas vidas. Nós temos que combater isso diariamente, dizer que a gente não concorda com isso!"

"A letra faz uma relação com a prostituição, isso no imaginário popular serve para reforçar a ideia de que viado, gay e trans só servem para ser subalternos, invisibilizados, e cada vez mais afasta essas pessoas do convívio em sociedade."

Em 2015, o cantor de pagode baiano foi denunciado na Justiça por uma música com teor semelhante. Quem Banca É o Viado dizia: "Eu tô de olho / Eu tô ligado / Eu vi você saindo / Da casa do viado".

À época, o GGB promoveu concurso para que se criasse canção em resposta ao título de Robyssão. A vencedora se chamava Mais Amor, Por Favor, da professora Salete Maria.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.