O escritor Vinícius Campos denunciou censura recebida no Colégio Santa Cecília, em Fortaleza, que o fez suspender palestra agendada para a segunda-feira 19.
Em suas redes sociais, Vinícius contou que após bate-papo sobre literatura e diversidade com alunos do sétimo ano da instituição, na quinta-feira 15, foi procurado por professora em nome da direção com pedido para que ele não falasse mais sobre "questão de gênero"
"Deram a entender que não era bem visto que eu comentasse o fato de estar casado com um homem e ser pai de três adolescentes", ele relata. "Segundo a professora, que estava incomodada por ser a portadora de tal pedido, o momento atual do país complicava esse tipo de posicionamento."
O escritor conta que explicou para o colégio "que o trabalho que faço na TV, nos meus livros e nas palestras está fundamentado na diversidade, pluralidade e liberdade de expressão, porque estou convencido que essa é a base de uma sociedade mais justa, igualitária e feliz."
O assunto da palestra era o livro Amor nos Tempos de Blog (2012), da Companhia das Letras, sobre adolescente de 13 anos recém-chegado a um colégio que resolve abrir um blog.
Em nota, segundo o jornal O Povo, a escola se desculpou e disse que "nunca foi intenção" causar o desconforto.
"O livro O Amor nos Tempos do Blog é adotado pela escola há seis anos e tem sido muito bem recebido pelos nossos alunos. Inclusive foi tema de análise em artigo científico assinado pelos nossos educadores", diz o comunicado.
"Nos nossos valores e na nossa vivência em 110 anos de existência como escola sempre pautamos nossa prática pedagógica no respeito e à pessoa humana. Portanto, qualquer ação que venha a diferir dessas premissas não condiz com o nosso fazer e o nosso posicionamento como Instituição, motivo pelo qual reafirmamos o nosso pedido de desculpas."
A instituição disse que deixava aberto canal de diálogo com o autor. Em seu perfil no Instagram, Vinícius agradeceu ao colégio e à mobilização dos alunos e anunciou live em sua página às 18h da segunda-feira.
Vinícius, de 41 anos, é paulistano, formado ator e jornalista e teve oito livros publicados no Brasil e dois na Argentina, onde mora.
Por mais de uma década, Vinícius apresentou inúmeros programas infantis no Disney Channel e, em 2017, tornou-se o primeiro apresentador assumidamente gay do canal a cabo.