Acima estão alguns exemplos de manchetes que ganharam a mídia local e até nacional a respeito do Casarão da Diversidade, serviço com financiamento do Governo da Bahia. O que poderia ser informação, entretanto, foi enxurrada de fake news.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
As reportagens, do início do ano, afirmam que o serviço, localizado no Centro Histórico de Salvador e voltado a LGBT, começou a funcionar em 2021, entretanto, suas portas estão abertas desde 2018.
O erro não foi coincidência: tudo indica ter vindo da comunicação de serviço que funciona no Casarão da Diversidade.
O Guia Gay Salvador recebeu, nos primeiros dias de janeiro, dois comunicados para imprensa do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), serviço que funciona dentro do estabelecimento, o qual abriga outros programas estaduais de apoio à comunidade arco-íris.
O título de um é "Casarão da Diversidade inicia as atividades em Salvador". O de outro é "Casarão da Diversidade inicia as atividades de 2021".
O foco da divulgação é o início do trabalho da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) como gestora do CPDD-LGBT, que oferece apoio jurídico e psicológico e faz encaminhamentos a apoio social.
Além de título com informação errada (caso do primeiro), ambos os textos informam de forma equivocada a data de fundação do Casarão, como se a inauguração tivesse sido feita em 2015.
O Guia Gay Salvador, que esteve presente nos preparativos finais para abertura do Casarão, em 2018, contestou os comunicados para imprensa.
Uma das respostas deu conta de que a data era informada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). No outro caso, depois de nove dias de espera, não houve retorno.