Neste segunda 21, a seleção de futebol da Inglaterra se ajoelhou minutos antes da partida com o Irã como protesto contra a criminalização da homossexualidade do Catar.
Essa foi a forma que os atletas participantes da Copa do Mundo acharam para se manifestar após a Fifa proibir os capitães das equipes de usar braçadeira com a frase One Love (Um amor) e as cores do arco-íris.
Horas antes do jogo, sete federações esportivas da Europa emitiram comunicado em conjunto para informar que o acessório não será usado por medo de haver penalização com cartão amarelo.
A nota feita pela Inglaterra, Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça forneceu detalhes da decisão.
“A Fifa tem sido muito clara que vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões. Então, pedimos aos capitães que não tentem vestir as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo.”
Com a decisão, o capitão da equipe inglesa, Harry Kane, entrou em campo com a única braçadeira permitida pela FIFA, uma preta com frase “Sem discriminação”, em tradução livre.