Um dos blocos mais famosos de Salvador, As Muquiranas fará ação para combater o preconceito contra a comunidade LGBT na folia.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O cordão asssinou, na terça-feira 11, Termo de Compromisso com o Ministério Público do Estado da Bahia se comprometendo a divulgar campanha de prevenção e combate à violência contra a mulher e LGBT durante o carnaval.
Segundo o Bahia Já, serão distribuídos panfletos educativos, banners, ventarolas e bonés em locais de concentração do bloco por equipes do MP. Em cima do trio, o locutorfalará a respeito do assunto.
O acordo também prevê que o bloco distribua material no local de entrega das fantasias, que será realizada no Clube dos Fantoches no Largo Dois de Julho, entre 15 e 19 de fevereiro.
O termo foi assinado, na sede do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), pelo diretor-presidente das Muquiranas, Washington Paganelli de Carvalho e pelos coordenadores do plantão do MP no Carnaval 2020, promotores de Justiça Inocêncio de Carvalho e Sara Gama.
Criado em 1965, o bloco se caracteriza pela presença de homens travestidos de mulheres. Há presença de gays no bloco, embora existam relatos de homofobia no últimos anos.
O bloco defilará no sábado 22 e na segunda-feira 24 no Circuito Avenida e na terça-feira 24 no Circuito Barra/Ondina.
Atualizado: esta reportagem teve título alterado.