Em cena, 11 artistas transformistas apresentam espetáculo que faz homenagem ao poeta baiano Gregório de Mattos, com poemas e trechos da peça Boca do Inferno, da professora e dramaturga Cleise Mendes, além de textos desenvolvidos a partir de improvisação durante o processo de montagem.
O elo criado entre os integrantes revelam hábitos e desejos, expressões, sonhos, incômodos e manifestos ao longo do espetáculo.
A ironia e deboche presentes na poesia de Gregório são ainda hoje instrumentos de crítica e humor ácido, também características das artistas transformistas.
Com Marie Flamel, Azvdo, Natha Sympson, Midorii SooKido, Mephistopheles Evangeline, Didi Yoncé, Annastacia Drumond, Ivanelly Bergman, Afrodtite kazumba, Miguella Magnata e Nininha Problemática.
O espetáculo ainda conta com a participação especial de Camila Castro, como Jorjão. A trilha sonora vai da música eletrônica ao forró, passando pelo rap e pop, com referências da MPB.
Com roteiro organizado por Luciana Comin, Gregorianas segue sob orientação coreográfica de Jaqueline Elesbão, figurino e produção de moda de Luiz Santana (Rainha Loulou), ambientação por vídeo mapping assinada por Giovani Rufino, iluminação de Fernanda Paquelet e direção de Fernando Marinho, curador do projeto.
A encenação é fruto do projeto TransFormação, programa de qualificação e aprimoramento pioneiro no país voltado para atores e atrizes transformistas da cena soteropolitana. O programa gratuito teve início em novembro de 2018 e proporcionou, dentre 13 disciplinas teóricas e práticas, aulas de performance, maquiagem, dublagem, improvisação e história do transformismo, além de palestras e consultorias, com carga horária de 400 horas e certificado para encaminhamento do atestado de capacidade profissional.
Fotos: Diney Araújo.